Usando a inteligência de dados a seu favor na Construção Civil.

   Para que um empreendimento tenha sucesso e gere resultados positivos é necessário que os profissionais operem com informações reais. Ou seja, atuais em tempo real.

Para isso, os dados são parte substancial seja qual for a empresa. Mas a quantidade de informações geradas em uma obra pode ser colossal, tornando as etapas de análise e interpretação quase impossíveis de serem realizadas manualmente.

Assim, a inteligência de dados vem ganhando cada vez mais espaço como uma solução efetiva. E as empresas têm investido na inteligência de dados como um meio mais eficaz de transformar os dados em informações interativas e fáceis de serem interpretadas.

Tecnologias IA

Adicione tecnologias de IA a seus negócios e estratégias analíticas. Com a ferramenta adequada terá identificação, leitura e análise inteligente de documentos e imagens em questão de segundos.

Dados

Sabemos que os dados são a parte mais vital das empresas e que a quantidade de informações geradas aumenta a cada ano, tornando assim etapas que antes eram factíveis mais desafiadoras para analise e interpretação. Algumas vezes quase impossível realizar sem a ajuda de IA.

Aumento de Eficiência

A Inteligência Artificial vem trazendo inúmeros benefícios à cadeia. Conheça a ferramenta de gestão de obras que utiliza análise de dados e inteligência artificial para aumentar a eficiência da obra. As empresas de Construção Civil, tem investido na IA como uns meios mais eficazes de transformar os dados em informações interativas, fáceis de serem interpretadas e ao alcance de todos os envolvidos nos projetos para um melhor retorno.

Sincronização de Informações

Assim, para obterem o sucesso e a sincronização de informações para ter uma equipe que gere resultados positivos e engajada trazendo facilidade remos uma solução completa. Servindo como uma ponte para a tomada de decisões. Em um primeiro instante, veremos que as informações são dados, estruturados ou não mas precisam ser devidamente coletados, tratados, organizados e analisados para que possam ser uteis naquele momento e que serviam de base para projetos futuros (cases de sucesso).

Sumário

1- O que é e qual o objetivo da inteligência de dados?

As corporações estão enfrentando o desafio de lidar com tantas informações. Mas, ao realizarem o processo de forma efetiva, podem transformar seus negócios e se destacar no mercado. A inteligência dos dados permite que as corporações se tornem mais sensitivas em relação às mudanças no comportamento dos clientes no mercado.

O business intelligence (BI) combina análise empresarial, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas/infraestrutura de dados e práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões impulsionadas por dados.

Portanto, por meio das soluções de análises corretas, as empresas podem transformar seus dados em insights estratégicos para os negócios. Confira a seguir como a inteligência de dados pode ajudar ao ser inserida no contexto corporativo:

  • Competitividade;
  • Inovação;
  • Desempenho;
  • Estratégia.

2- Como usar IA e ID (inteligência de dados) na área da Construção Civil?

Com base em um modelo inteligente e habilitada por uma plataforma na nuvem, a uma solução que contempla IA integra dados estruturados e multidisciplinares para produzir uma representação digital de um recurso em todo seu ciclo de vida, desde o planejamento e o projeto até a construção e as operações.

Hoje no mercado temos como destaque a BIM (Modelagem de Informação da Construção) é a base da transformação digital no setor de arquitetura, engenharia e construção (AEC). Como líder em BIM, a Autodesk é o parceiro da indústria que ajuda você a encontrar melhores formas de trabalho e melhores resultados para negócios e o mundo da construção.

3- O que é BIM?

A BIM (Modelagem de Informação da Construção) é o processo holístico de criação e gerenciamento de informações para um recurso construído. Com base em um modelo inteligente e habilitada por uma plataforma na nuvem, a BIM integra dados estruturados e multidisciplinares para produzir uma representação digital de um recurso em todo seu ciclo de vida, desde o planejamento e o projeto até a construção e as operações.

4- Por que as equipes de construção usam a AEC Collection?

Aprimore a constructabilidade usando um conjunto integrado de ferramentas de BIM e CAD.

4.1- Conecte os fluxos de trabalho multidisciplinares do projeto:

Estabeleça práticas colaborativas entre disciplinas, coordene o projeto horizontal e as estruturas verticais e obtenha resultados mais positivos nos projetos de transporte.

 

4.2- O Grading Optimization:

O Grading Optimization automatiza as tarefas de nivelamento demoradas. Avalie projetos de nivelamento com base nas restrições do projeto, explore alternativas para determinar a melhor solução e retorne o plano de nivelamento otimizado para o Civil 3D para obter um projeto detalhado (exclusivo do Civil 3D na AEC Collection).

 

4.3- Autodesk Docs para engenheiros civis:

Conecte os fluxos de trabalho de projetos de infraestrutura na nuvem para equipes usando o Civil 3D, o Revit, o AutoCAD, o InfraWorks e outras ferramentas na Architecture, Engineering & Construction Collection.

 

4.4- Project Explorer para Civil 3D:

O Project Explorer fornece uma ferramenta fácil de usar para revisão de dados de projeto e geração de relatórios configuráveis pelo usuário, ajudando você a navegar, interagir e compartilhar informações de projeto do Civil 3D com facilidade. O Project Explorer é uma extensão disponível exclusivamente no Civil 3D por meio da AEC Collection.

 

5- Destaque-se com Softwares BIM para a arquitetura.

Automatize os processos comuns e destaque-se com projetos extraordinários que ganham vida com softwares BIM para arquitetura. Descubra novos fluxos de trabalho e conheça as versões. Fornecemos avaliação gratuita para testá-los agora mesmo.

6- Saiba como: Simplificar a colaboração e o gerenciamento de dados;

Organize, distribua e compartilhe arquivos com o ambiente de dados comuns baseado em nuvem do Autodesk® Docs na plataforma do Autodesk Construction Cloud.

O business intelligence (BI) combina análise empresarial, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas/infraestrutura de dados e práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões impulsionadas por dados.

  • Reduza erros e retrabalho;
  • Economize tempo com fluxos de trabalho de revisão e aprovação simplificados;
  • Aprimore o alinhamento da equipe e o agendamento de projetos.

6.1- Autodesk Docs:

Incluído na Architecture, Engineering & Construction Collection. Aprimore ainda mais a entrega de projetos conectando o Autodesk Docs com as ferramentas da Architecture, Engineering & Construction Collection, que inclui:

  • Revit;
  • Civil 3D;
  • AutoCAD;
  • InfraWorks;
  • Navisworks

 

6.2- Recursos:

  • Conexão do projeto até a construção: Conecte as equipes na plataforma Autodesk Construction Cloud e permita uma transferência fácil de informações desde o projeto até a construção.

 

  • Suporte à ISO 19650: Acesse fluxos de trabalho que dão suporte à ISO 19650, uma norma global de gerenciamento de informações de projeto e construção.

 

  • Controle de documentos: Coloque as informações certas nas mãos certas, com pastas estruturadas e ferramentas de permissão robustas.

 

  • Aprovações de documentos: Reduza os esforços manuais e automatize a revisão de desenhos, modelos e documentos antes de publicá-los e compartilhá-los.

 

  • Conjunto completo de ferramentas de revisão: Comunique-se e colabore com as equipes de projeto usando um conjunto completo de ferramentas de revisão.

 

  • Acompanhamento de problemas centralizado: Aumente a responsabilização, além de acompanhar e resolver problemas por meio de uma só lista centralizada.

 

  • Criação e acompanhamento de transmissão: Crie e compartilhe com facilidade transmissões com equipes de projeto e faça o acompanhamento com uma trilha de inspeção completa.

 

  • Integrado com o AutoCAD e o Revit: As integrações com ferramentas da Autodesk, como o AutoCAD e o Revit, ajudam a simplificar os fluxos de trabalho e a reduzir a duplicação.

 

  • Suporte 2D e 3D: Carregue facilmente e visualize desenhos 2D e modelos 3D, de modo que as equipes tenham as informações corretas.

 

  • NOVO | Escolha do data center: Escolha hospedar os dados do projeto na Europa ou nos Estados Unidos.

 

  • Desktop Connector: Abra, salve, mova, renomeie e exclua arquivos diretamente da sua área de trabalho com o Desktop Connector.

 

6.3- Fluxos de trabalho e casos de uso:

Gerenciamento de documentos: Armazene, revise e compartilhe a documentação do projeto com estruturas de pasta personalizadas, controle de versão, comparação de arquivos, revisões, problemas e muito mais.

Documentos para arquitetos e engenheiros da construção: Conecte fluxos de trabalho de projetos de construção na nuvem para equipes usando o Revit, o AutoCAD, o FormIt e outras ferramentas na Architecture, Engineering & Construction Collection.

Documentos para engenheiros civis: Potencialize uma colaboração simplificada sem papéis para engenheiros civis, com revisões e emissões digitais, trilhas de auditoria, compartilhamento interno e externo e muito mais.

7- Saiba como: Simplificar a colaboração e o gerenciamento de dados;

O Autodesk® BIM Collaborate e o Autodesk® BIM Collaborate Pro conectam equipes de arquitetura, engenharia e construção em uma única plataforma para melhores resultados do projeto.

  • Melhore a comunicação com ferramentas fáceis de feedback;
  • Acelere os cronogramas com a cocriação de design ao vivo (somente BIM Collaborate Pro);
  • Reduza retrabalho, RFIs e pedidos de mudança com melhor documentação de construção.

7.1- Qual BIM Collaborate é certo para você?

 

  • BIM COLLABORATE: Para equipes que revisam o trabalho de design, fornecem feedback e coordenam modelos.

 

O que ele faz:

  • Gerenciamento de documentos na nuvem: simplifique o acesso às folhas 2D, aos modelos 3D e aos arquivos de escritório relevantes em um ambiente de dados comum.
  • Linha de tempo do projeto: faça um intercâmbio de dados entre equipes em pacotes de projeto, acompanhando o progresso para todas as disciplinas com datas e conteúdo.
  • Análise de mudanças: compreenda como as mudanças publicadas de outras equipes afetam o trabalho em andamento, no contexto de todo o modelo do projeto.
  • Comparação de versões: visualize elementos adicionados, removidos ou modificados entre versões por disciplinas afetadas, além do tipo de modificação, em qualquer navegador da Web.
  • Vista do modelo agregada: navegue de modo contextual pelos modelos agregados com pan, órbita, navegação ou crie novas vistas de modelo.
  • Detecção automatizada de interferências: carregue modelos para detectar automaticamente as interferências, visualizando os resultados em uma matriz intuitiva de interferência.
  • Fluxo de trabalho de confiança gerenciado: controle em tempo real os dados aos quais seus projetistas e consultores têm acesso, a fim de gerenciar a complexidade, evitar erros de comunicação e reduzir o retrabalho.
  • Espaços de coordenação: explore as opções, execute a análise de interferências e avalie a constructabilidade em relação aos modelos compartilhados sem interromper o trabalho de outras equipes.
  • Gerenciamento de problemas: identifique e atribua itens de ação e gerencie centralmente os problemas abertos.
  • Administração de conta e projeto: configure e gerencie equipes em um só lugar, com a visão completa de acesso e permissões em todos os projetos.
  • Aprovações de documentos e controle de versão: tenha certeza de que a equipe de projeto está sempre trabalhando com os modelos mais recentes usando o controle de versão automatizado.
  • Conexões com o Navisworks e o Revit: os problemas criados no Model Coordination podem ser visualizados e trabalhados no Navisworks ou no Revit.
  • Análise e insights do projeto: aproveite a análise avançada de dados centralizados de projeto, exporte esses dados, se necessário, e use-os para identificar e reduzir os riscos.
  • Plataformas do BIM 360 e Autodesk Construction Cloud: acesse e gerencie projetos nas plataformas BIM 360 e Autodesk Construction Cloud
  • BIM 360 Glue: o BIM Collaborate inclui acesso ao Glue, que também abrange os direitos do Navisworks Manage e do Point Layout.

 

  • BIM COLLABORATE PRO: Para equipes que precisam ser coautoras em Revit, Civil 3D ou Plant 3D e gerenciar a troca de dados.

 

O que ele faz:

  • Gerenciamento de documentos na nuvem: simplifique o acesso às folhas 2D, aos modelos 3D e aos arquivos de escritório relevantes em um ambiente de dados comum.
  • Administração de conta e projeto: configure e gerencie equipes em um só lugar, com a visão completa de acesso e permissões em todos os projetos.
  • Linha de tempo do projeto: faça um intercâmbio de dados entre equipes em pacotes de projeto, acompanhando o progresso para todas as disciplinas com datas e conteúdo.
  • Fluxo de trabalho de confiança gerenciado: controle em tempo real os dados aos quais seus projetistas e consultores têm acesso para gerenciar a complexidade, evitar erros de comunicação e reduzir o retrabalho.
  • Aprovações de documentos e controle de versão: assegure-se de que a equipe de projeto esteja sempre trabalhando com os modelos mais recentes, usando o controle de versão automatizado.
  • Análise de mudanças: compreenda como as mudanças publicadas de outras equipes afetam o trabalho em andamento, no contexto de todo o modelo do projeto.
  • Comparação de versões: visualize elementos adicionados, removidos ou modificados entre versões por disciplinas afetadas, além do tipo de modificação, em qualquer navegador da Web.
  • Vista do modelo agregada: navegue de modo contextual pelos modelos agregados com pan, órbita, navegação ou crie novas vistas de modelo.
  • Detecção automatizada de interferências: carregue modelos para detectar automaticamente as interferências, visualizando os resultados em uma matriz intuitiva de interferência.
  • Espaços de coordenação: explore as opções, execute a análise de interferências e avalie a constructabilidade em relação aos modelos compartilhados sem interromper o trabalho de outras equipes.
  • Gerenciamento de problemas: identifique e atribua itens de ação e gerencie centralmente os problemas abertos.
  • Conexões com o Navisworks e o Revit: os problemas criados no Model Coordination podem ser visualizados e trabalhados no Navisworks ou no Revit.
  • Análise e insights do projeto: aproveite a análise avançada de dados centralizados de projeto, exporte esses dados, se necessário, e use-os para identificar e reduzir os riscos.
  • Plataformas do BIM 360 e Autodesk Construction Cloud: acesse e gerencie projetos nas plataformas BIM 360 e Autodesk Construction Cloud
  • BIM 360 Glue: o BIM Collaborate inclui acesso ao serviço BIM 360 Glue, que também abrange os direitos do Navisworks Manage e do Point Layout.

8- Diferenças entre o Autodesk Docs, o BIM Collaborate e o BIM Collaborate Pro:

O Autodesk Docs oferece suporte para projetos BIM 360 e projetos Autodesk Construction Cloud. Outra grande vantagem do Autodesk Docs é o facto deste software funcionar com base no princípio “BYOS: Bring Your Own Seat”. Assim, não precisa, como proprietário do ambiente Autodesk Docs, de fornecer licenças adicionais a parceiros do projeto. Em BIM 360 Docs ainda é necessário tomar este passo.

O que há mais a saber acerca do Autodesk Docs?

Infelizmente não é possível adquiri-lo em separado, somente como componente da AEC Collection, BIM Collaborate en BIM Collaborate Pro.

Tal como no BIM 360 Docs, a Autodesk Docs também oferece um armazenamento na nuvem ilimitado.

Já o BIM Collaborate é um Software de colaboração e coordenação de projetos baseado na nuvem para equipes de arquitetura, engenharia e construção, a fim de rever projetos, executar detecção automática de conflitos e rastrear o status do projeto. Qual o Bim Colaboratte PRO Inclui todos os mesmos recursos e funcionalidades disponíveis no BIM Collaborate. Também inclui funcionalidades de coautoria para equipes que precisam editar projetos do Revit, do Civil 3D e do AutoCAD Plant 3D em tempo real.

SOFTWARES COM TECNOLOGIA DE PONTA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Soluções Autodesk

Como vimos, é muito importante dar a devida atenção a todas as etapas relacionadas ao manejo dos dados no canteiro de obras. Desde a coleta, tratamento e armazenamento até a utilização do conceito de inteligência de dados, sua análise e integração com softwares e soluções tecnológicas.

Saiba como utilizar a inteligência de dados na sua empresa

Se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo e continue acompanhando os artigos do nosso blog!

4007-2161

Tenha uma Parceira Certificada

Para mais informações, contate os especialistas técnicos da CGK Tecnologia.

Se tiver alguma dúvida, sugestão de conteúdo ou quiser falar com a gente sobre como podemos ajudar você e a sua empresa, mande uma mensagem para nós em qualquer uma das nossas redes sociais ou por AQUI.

Ligamos para você!

Disponível a partir de 08:30 – 18:00

Endereço Av. Carlos Gomes, 281 – Conj 504

Confira nossos artigos recentes

TeamViewer
Carlos Zanetti

Ata de Registro de Preço de TeamViewer

O TeamViewer vai além de uma simples conexão remota, oferecendo recursos avançados que impulsionam a colaboração, a eficiência e a segurança em diversas áreas. Seja para equipes de trabalho, suporte técnico ou acesso remoto a dispositivos, o TeamViewer é a escolha confiável para empresas e profissionais que buscam maximizar seu potencial. Experimente o vigor do TeamViewer e descubra como ele pode transformar suas operações de maneira significativa.

Leia mais »
TeamViewer
Carlos Zanetti

Licença TeamViewer Corporate

A licença TeamViewer Corporate é uma modalidade específica de licenciamento oferecida pelo TeamViewer, uma solução líder em acesso remoto, colaboração online e suporte técnico. Essa licença é direcionada a empresas e organizações que buscam recursos avançados e funcionalidades personalizadas para atender às suas necessidades corporativas.

A licença TeamViewer Corporate oferece uma série de benefícios e recursos exclusivos, saiba mais…

Leia mais »
33 anos
Comunicação
Carlos Zanetti

CGK completa 33 anos

A CGK, uma das principais provedoras de soluções de tecnologia do Brasil destacando-se nas soluções Adobe, Kaspersky, Microsoft e Softwares Importados. Apresenta em seu novo site conteúdo com qualidade, simplicidade e segurança onde atende os nichos corporativos, educacionais e governamentais, inspirada pela trajetória da empresa, que acaba de completar 33 anos.

Leia mais »
Adobe Acrobat Pro
Carlos Zanetti

Gerenciamento de Documentos

No mundo atual, onde a eficiência e a segurança são cruciais, escolher a ferramenta certa para gerenciar documentos pode fazer toda a diferença. O Adobe Acrobat Pro se destaca como a solução definitiva, oferecendo uma combinação imbatível de funcionalidades, segurança e flexibilidade. Aqui estão os principais motivos pelos quais o Adobe Acrobat Pro é a melhor escolha para empresas e profissionais:

Leia mais »
TeamViewer
Carlos Zanetti

O que é inteligência artificial (IA)

A licença TeamViewer Corporate é uma modalidade específica de licenciamento oferecida pelo TeamViewer, uma solução líder em acesso remoto, colaboração online e suporte técnico. Essa licença é direcionada a empresas e organizações que buscam recursos avançados e funcionalidades personalizadas para atender às suas necessidades corporativas.

A licença TeamViewer Corporate oferece uma série de benefícios e recursos exclusivos, saiba mais…

Leia mais »

Compre Adobe – CGK Tecnologia é Revenda Certificada

A CGK Tecnologia oferece soluções ágeis e especializadas em licenciamento Adobe, garantindo rapidez na entrega, expertise consultiva, controle centralizado, flexibilidade de prazo e suporte técnico direto da Adobe. Com foco em atender necessidades específicas da sua empresa, de orgãos publicos ( governo) e educação, a CGK Tecnologia proporciona uma experiência otimizada e conformidade completa para seus clientes.

Leia mais »
Adobe Acrobat Pro
Carlos Zanetti

Acrobat PRO

O Generation AI chegou.
Todo o poder da IA generativa. Todas as ferramentas favoritas da Adobe. Boas-vindas à nova era de criatividade e produtividade.

Leia mais »
TeamViewer
Carlos Zanetti

6 Motivos para Escolher o TeamViewer Tensor

O TeamViewer Tensor é uma solução avançada de conectividade e controle remoto, projetada para empresas que buscam eficiência e segurança. Com recursos poderosos, escalabilidade e medidas robustas de segurança, o TeamViewer Tensor eleva a conectividade remota a um novo patamar, impulsionando a produtividade e a colaboração em toda a organização.

Leia mais »

Central de Atendimento

Segunda à sexta-feira das 08:30h às 18h

4007-2161

Capitais e Regiões Metropolitanas

+55 51 3392-6100

Demais Regiões

+55 51 9 9744-2734

Atendimento por WhatsApp

Participe da nossa lista de e-mail e fique por dentro.

Não perca novas atualizações no seu e-mail

Aproveite as Vantagens do Acrobat PRO

Saiba como encarar 2024 trazendo economia e mais segurança para sua empresa.

Nós temos a solução.

Abrir chat
Olá!
Seja bem vindo.
No que posso te ajudar?